OBSERVATÓRIO BAIANO SOBRE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS

CETAD Observa

Estudo caso-controle sobre distúrbios psiquiátricos e com álcool como fatores de risco para padrão de abuso de drogas.

Avaliou-se os transtornos mentais e a dependência de álcool como fatores de risco para padrão de abuso de drogas em um estudo caso-controle (370 adultos). Casos (usuários de drogas) e controles foram selecionados na comunidade segundo a técnica de "bola de neve" e pareados por sexo, idade e amizade. A coleta de dados foi feita por meio do CIDI (Composite International Diagnostic Interview). Considerou-se três padrões de abuso/dependência de drogas de acordo com o tipo utilizado: abuso/dependência de qualquer droga, apenas maconha e cocaína, e outras drogas. Na regressão logística condicional, dependência ao álcool, associou-se fortemente ao padrão de abuso/dependência de drogas. Comparado ao grupo de "não usuários de drogas", o odds ratio(OR) associado ao abuso/dependência de cocaína/outras drogas era de 10,2 (IC95%: 4,9-21,2), enquanto que para abuso/dependência de maconha, o OR era de 1,0. Para distúrbios afetivos o OR associado à cocaína/outras drogas foi de 2,0 (IC95%: 1,10-3,64), enquanto que para aqueles com consumo apenas de maconha não foi encontrada associação. Concluindo, não há um grupo homogêneo de "usuários de drogas" e o papel dos fatores de risco depende do padrão de consumo.

Referências para citação: LOPES, Claudia S. and SICHIERI, Rosely. A case-control study on alcohol and psychiatric disorders as risk factors for drug abuse pattern. Cad. Saúde Pública [online]. 2002, vol.18, n.6, pp. 1571-1575. ISSN 0102-311X.

Obs.: Material linkado com o banco de dados do Scielo.

Arquivo Publicações: 
Assunto: 
Drogas e saúde
Autor(a):: 
LOPES, Claudia S. and SICHIERI, Rosely.
Palavras Chaves: 
Estudos de Casos-Controles; Transtornos Mentais; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias Psicoativas; Análise por Pareamento