Objetivo
Compreender a percepção de estudantes do ensino médio sobre o consumo de bebidas alcoólicas e drogas ilícitas.
Métodos
Foi desenvolvido estudo observacional, descritivo, transversal e de abordagem qualitativa por meio da técnica de grupo focal. Participaram da pesquisa 24 estudantes de ensino médio de quatro escolas selecionadas por sorteio, divididos em 4 grupos. As falas dos estudantes foram gravadas, transcritas e realizada análise léxical.
Resultados
Foram classificadas 74 unidades de contextos elementares que foram dividos em quatro classes lexicais e nomeadas segundo o sentido que revelam em: existência do consumo; motivação para o consumo; influência familiar e controle e consequências.
Conclusão
A percepção dos estudantes sobre o consumo de substâncias psicoativas demonstra que no cenário atual o consumo de álcool permeia o universo juvenil de forma marcante.
Referências para citação: FREITAS, Efigenia Aparecida Maciel de and LUIS, Margarita Antonia Villar.Percepção de estudantes sobre consumo de bebidas alcoólicas e drogas ilícitas. Acta paul. enferm. [online]. 2015, vol.28, n.5, pp.408-414. ISSN 0103-2100. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201500069.
Obs.: material linkado com o banco de dados Scielo.