Objetivo: Construir e validar um sistema de classificação de dependência de cuidados de enfermagem em álcool e outras drogas.
Método: Estudo psicométrico. Utilizou-se do percentual de concordância e coeficiente de correlação intraclasse para concordância interavaliadores. Empregou-se o Receiver Operating Characteristic para determinar valores e precisão dos pontos de cortes. As etapas foram revisão de literatura, validação de conteúdo e validação clínica.
Resultado: Participaram 15 juízes, seis enfermeiros e 65 usuários de emergência psiquiátrica e unidade de internação. Obtiveram-se 11 indicadores, divididos em três subcategorias de dependência, e somatório entre 11 e 33. Em relação à avaliação dos juízes sobre as categorias, a concordância foi satisfatória, sendo igual ou maior a 80%. Entre os enfermeiros, a concordância foi satisfatória na maioria dos indicadores (K>0,400) e Coeficiente de Correlação Intraclasse igual a 0,723.
Conclusão: O Sistema de Classificação de Pacientes em Álcool e outras Drogas apresenta evidência estatística de confiabilidade, obtida pela satisfatória concordância interavaliadores. Acredita-se amplamente em sua aplicabilidade para auxiliar no gerenciamento da assistência de enfermagem e dimensionamento de equipe.