Objetivo
Calcular a prevalência e analisar os fatores associados ao uso de tabaco uma vez na vida e verificar o seu uso nocivo entre gestantes.
Métodos
Estudo transversal em 330 gestantes atendidas em centro especializado no atendimento à saúde das mulheres na atenção básica (Brasil Central). Os dados dos antecedentes pessoais/familiares e o rastreamento de uso de tabaco foram obtidos por meio de questionário sociodemográfico (Alcohol, Smokeand Substance Involvement Screening Test) e analisados usando regressão logística.
Resultados
O uso de tabaco uma vez na vida mostrou estar associado à renda, antecedentes familiares de consumo de álcool e pessoais de transtorno mental. O uso nocivo de tabaco durante a gestação foi associado a antecedentes familiares de tabagismo e consumo de álcool.
Conclusão
A prevalência de uso de tabaco uma “vez na vida” na amostra estudada foi de 37,1% (124) e “uso nocivo” de tabaco na gestação foi de 9,6% (32).
Referências para citação: Lucchese, Roselma, Paranhos, David Lemos, Netto, Natália Santana, Vera, Ivânia, & Silva, Graciele Cristina. (2016). Fatores associados ao uso nocivo do tabaco durante a gestação. Acta Paulista de Enfermagem, 29(3), 325-331. https://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201600045
Obs.: material linkado com o banco de dados Scielo.