Objetivo: identificar os instrumentos validados e relacionados ao o consumo de drogas em adolescentes.
Método: revisão integrativa que incluiu estudos sobre a elaboração e validação ou avaliação das propriedades psicométricas de instrumentos
para a análise do consumo de drogas por adolescentes nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola. Busca realizada nas bases de dados:
MEDLINE, LILACS, SCOPUS, CINAHL, COCHRANE e Web of Science. Para tal, cruzaram-se os descritores “Estudos de Validação”,
“Estudos de validação como assunto”, “adolescente” e “transtornos relacionados ao uso de substâncias psicoativas”. Foram resgatados
743 artigos e após o processo de seleção e análise do rigor metodológico, um total de 11 compuseram esta revisão. A coleta de dados foi
realizada com auxílio de instrumento validado e os resultados foram categorizados com base nos objetivos dos testes.
Resultados: identificaram-se dez instrumentos: cinco questionários, um inventário e quatro escalas. Os instrumentos abordaram o risco,
uso/abuso de substâncias psicoativas e questões relativas ao tratamento. Dois apresentaram maior confiabilidade: ASTEQ-COUNSELOR
e o DCI-A-SF.
Conclusão: foram sumarizadas informações sobre dez instrumentos validados e voltados para o consumo de drogas em adolescentes. Estes
permitem a mensuração e a identificação do consumo de drogas e de aspectos relacionados ao tratamento para problemas decorrentes do
uso dessas substâncias. Duas ferramentas foram tidas como as mais confiáveis por apresentaram melhores valores de alfa para os itens
individualmente e em conjunto, ASTEQ-COUNSELOR e o DCI-A-SF. Dispor de instrumentos de mensuração confiáveis auxilia a pesquisa
e a práxis do enfermeiro.
Arquivo Publicações:
Assunto:
Drogas e adolescentes
Autor(a)::
Adrielle Rodrigues dos Santos, Jaqueline Galdino Albuquerque Perrelli, Thassia Thame de Moura Silva, Marcos Venícios de Oliveira Lopes, Iracema da Silva Frazão
Palavras Chaves:
Saúde mental. Transtornos relacionados ao uso de substâncias. Adolescente. Escala de avaliação comportamental. Estudos de validação.