Introdução: Este estudo apresenta a construção e validação do Inventário de Expectativas de Resultados em Usuários de Maconha (IERUM), o qual avalia as expectativas de resultados em relação ao uso de maconha, podendo ser importante no tratamento e prognóstico dos dependentes químicos dessa substância.
Método: O estudo foi realizado em uma amostra de 181 sujeitos usuários de maconha, homens (n = 145) e mulheres (n = 36), entre 18 e 55 anos (28,34±8,57); 118 estavam internados em unidade de dependência química, 23 em tratamento ambulatorial, 25 em grupo de autoajuda (narcóticos anônimos, alcoólatras anônimos) e 15 não estavam em tratamento. A escala de 17 itens foi criada a partir da experiência em dependência química e em validação de escalas, sendo realizada primeiramente a validação semântica.
Resultados: De acordo com a análise fatorial, o IERUM dividiu-se em cinco fatores (aspectos emocionais, percepção, craving, aspectos cognitivos e sexualidade) que responderam por 60,18% da variância.
Conclusão: O IERUM apresentou bons resultados psicométricos, podendo avaliar as expectativas de resultados relacionadas ao uso de maconha.
Referências para citação: PEDROSO, Rosemeri Siqueira; CASTRO, Maria da Graça Tanori de e ARAUJO, Renata Brasil. Inventário de expectativas de resultados em usuários de maconha (IERUM): construção e validação. Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul [online]. 2010, vol.32, n.1, pp. 24-29. ISSN 0101-8108.