OBSERVATÓRIO BAIANO SOBRE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS

CETAD Observa

Mulheres usuárias de crack: Conhecendo suas histórias de vida

Objetivo: Conhecer o significado e as repercussões do uso de crack por mulheres, a partir de suas histórias de vida.

Métodos: Estudo qualitativo, tipo História de Vida, desenvolvido em uma Unidade de Internação Psiquiátrica de um hospital em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, de maio a agosto de 2012, utilizando-se o referencial de Daniel Bertaux como suporte metodológico. Realizaram-se seis entrevistas, com mulheres usuárias de crack.

Resultados: O conhecimento do contexto social do uso de crack por mulheres evidencia um universo de significados, em que há uma complexidade quanto ao fenômeno que vai além de entendimentos simplificados e ideias pré-concebidas. Além disso, os depoimentos das mulheres descortinaram realidades sofridas, permeadas por violência, desestrutura familiar, dependência química.

Conclusões: Esta investigação pode contribuir para a execução de ações em saúde mental pautadas nas necessidades da usuária de crack, permitindo um cuidado voltado para o social, transformador de realidades.

Arquivo Publicações: 
Assunto: 
Drogas e sujeito
Autor(a):: 
Adriana Fertig, Jacó Fernando Schneider, Gustavo Costa de Oliveira, Agnes Olschowsky, Marcio Wagner Camatta, Leandro Barbosa de Pinho
Palavras Chaves: 
Enfermagem psiquiátrica; Saúde mental; Mulheres; Cocaína; Crack; Drogas ilícitas.