OBSERVATÓRIO BAIANO SOBRE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS

CETAD Observa

Normas percebidas por estudantes universitários sobre seus companheiros e uso de drogas: um estudo multicêntrico em cinco países da América Latina

Este estudo transversal comparou a percepção dos companheiros de usuários de drogas em uma amostra de estudantes universitários da América Latina. Os estudantes de nove universidades, localizadas em cinco países (Brasil, Chile, Colômbia, Honduras e Peru) responderam questionário que abordou questões sobre o tagagismo, álcool, maconha e cocaína. A análise foi focalizada na comparação da percepção e da realidade dos atuais usuários de drogas. Os resultados confirmaram, de forma geral, a ideia de que os estudantes superestimam o uso de drogas. Resultados inesperados foram identificados em relação ao uso de álcool. Enquanto os estudantes geralmente superestimam o uso de tabaco, maconha e cocaína, entre seus pares, estimaram com bastante precisão ou subestimaram o uso de álcool entre seus pares. Apesar desse resultado inesperado, este estudo mostra que a percepção do uso de drogas entre estudantes universitários da América Latina se comporta de maneira similar ao uso de drogas em outras localidades. Os resultados também apóiam a sugestão de que intervenções, usando retroalimentação normativa, seriam úteis para fortalecer os programas de prevenção ao uso de drogas, dirigidos aos jovens da América Latina.

Referências para citação: BUSTAMANTE, Inés V. et al. University students' perceived norms of peers and drug use: a multicentric study in five Latin American countries. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2009, vol.17, n.spe, pp. 838-843. ISSN 0104-1169.

 
Obs.: Material linkado com o banco de dados do Scielo

 

Arquivo Publicações: 
Assunto: 
Drogas e estudantes universitários
Autor(a):: 
BUSTAMANTE, Inés V. et al.
Palavras Chaves: 
alcohol; tabaco; cannabis; cocaína