OBSERVATÓRIO BAIANO SOBRE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS

CETAD Observa

O uso de crack e outras drogas por crianças e adolescentes e suas repercussões no ambiente familiar

Objetivo: Compreender as repercussões do uso de drogas por um filho no ambiente familiar.

Métodos: Trata-se de pesquisa qualitativa com abordagem fenomenológica, com 11 pais e responsáveis de crianças e adolescentes usuários de crack e outras drogas acompanhados em um centro de referência. As entrevistas foram gravadas; e os dados, transcritos e analisados na perspectiva fenomenológica.

Resultados: Após a descrição, redução e compreensão fenomenológica, os resultados e a discussão se fundamentaram na categoria. Compreendendo as repercussões do uso de drogas por crianças e adolescentes dentro das famílias.

Discussão: A pesquisa possibilitou a compreensão de situações de fragilidades emocionais, comportamentais, socioeconômicas e relacionais do fenômeno uso de drogas por crianças e adolescentes e seus familiares, desvelando conflitos e fragilidades.

Conclusão e implicações para a prática: O desenvolvimento de ações que atendam às necessidades individuais e coletivas contribui para o planejamento de ações intersetoriais que minimizem o sofrimento das famílias e dos filhos.

Arquivo Publicações: 
Assunto: 
Drogas e família
Autor(a):: 
Bruno David Henriques, Amanda Márcia dos Santos Reinaldo, Lilian Fernandes Arial Ayres, Tiago Ricardo Moreira, Marina Silva de Lucca, Regina Lunardi Roc
Palavras Chaves: 
Saúde mental; Cocaína; Crack; Criança; Adolescentes; Família.