OBJETIVO: Avaliar a qualidade de vida (QV) em dependentes de cocaína na fase de uso de droga e comprometimento da qualidade do sono.
MÉTODO: Foram avaliados 40 pacientes dependentes de cocaína (37 M; 3 F), com média de idade de 29,92 anos; e 40 controles, equiparando-se as variáveis de gênero e idade e utilizando-se os seguintes instrumentos:
- a) Entrevista clínica semi-dirigida;
- b) Classificação Econômica Brasil;
- c) Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh;
- d) World Health Organization Quality of Life-BREF (WHOQOL-Breve).
RESULTADOS: Os dependentes de cocaína apresentaram prejuízo na QV, com alterações nos domínios físico, psicológico e também das relações sociais. No grupo estudo não houve associação entre QV e qualidade do sono, ou seja, para os sujeitos desta amostra, a qualidade do sono não afetou a QV.
CONCLUSÃO: No grupo estudo a QV foi considerada prejudicada, mas não devida de forma primordial ao comprometimento da qualidade do sono. Nestes pacientes a cocaína é provavelmente o fator primordial negativo sobre a QV e não o comprometimento do sono.
Referências para citação: LIMA, Adriana; ROSSINI, Sueli; REIMAO, Rubens. Quality of life and sleep impairment in chronic cocaine dependents. Arq. Neuro-Psiquiatr., São Paulo, v. 66, n. 4, Dec. 2008 .