OBSERVATÓRIO BAIANO SOBRE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS

CETAD Observa

Uso de drogas entre alunos universitários: tendências em 13 anos

OBJETIVO: Analisar a tendência do uso de drogas entre universitários entre 1996, 2001 e 2009. 

MÉTODOS: Estudo epidemiológico transversal com 9.974 universitários do município de São Paulo, SP, cuja amostra foi selecionada por estratificação e conglomerados. Adotou-se instrumento de pesquisa de autopreenchimento, anônimo, que caracterizou o uso de drogas por três medidas: uso na vida, nos últimos 12 meses e nos últimos 30 dias. Para comparação de frequências de uso de drogas entre as pesquisas, utilizou-se a metodologia de comparações múltiplas com correção de Bonferroni. 

RESULTADOS: Houve redução da frequência de estudantes que relataram consumo de drogas entre 1996 e 2009. Houve diminuição do uso de inalantes e aumento do uso de anfetamínicos em todas as medidas avaliadas [4,6% para 8,7% na vida, de 2,4% para 4,5% nos últimos 12 meses e de 1,9% a 3,3% nos últimos 30 dias]. Os alunos das Ciências Humanas relataram uso de drogas com maior frequência [48,6% na vida, 29,0% nos últimos 12 meses e 20,9% nos últimos 30 dias]. 

CONCLUSÕES:Entre os 13 anos de estudo, houve aumento de uso na vida de tabaco, alucinógenos, anfetaminas e tranquilizantes; além do aumento do uso de anfetaminas nos últimos 12 meses e diminuição do uso de álcool. Em relação aos últimos 30 dias, houve aumento do uso de anfetaminas.

Referências para citação: WAGNER, Gabriela Arantes et al. Uso de drogas entre alunos universitáriostendências em 13 anos. Rev. Saúde Pública [online]. 2012, vol.46, n.3, pp.497-504.  Epub Apr 24, 2012. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102012005000033.

Obs.: material linkado com o banco de dados Scielo. 

Assunto: 
Drogas e estudantes universitários
Autor(a):: 
WAGNER, Gabriela Arantes
Palavras Chaves: 
Estudantes; Abuso de Substâncias, epidemiologia; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias, epidemiologia; Transtornos Relacionados ao Uso de Álcool, epidemiologia; Estudos Transversais; Brasil