OBSERVATÓRIO BAIANO SOBRE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS

CETAD Observa

NÚCLEO DE AÇÕES INTERINSTITUCIONAIS

APRESENTAÇÃO

O Núcleo de AÇÕES INTERINSTITUCIONAIS, tem o propósito de facilitar o acesso da sociedade a informações sobre o uso de SPAs, promovendo ações que permitam a discussão e disseminação do conhecimento sobre a temática. O Núcleo pauta suas ações na Educação para a Saúde, que é uma prática social cujo processo contribui para a formação da consciência crítica das pessoas a respeito de seus problemas de saúde e estimula a busca de soluções; instrumentalizando a sociedade para participar de intervenções na realidade, buscando qualidade de vida, controle social e empoderamento.

OBJETIVO GERAL

Oferecer um espaço e canal de comunicação permanente com a sociedade civil e com as diversas instituições para tratar de questões referentes ao consumo e consumidores de substâncias psicoativas.

ESTRUTURAÇÃO DO NÚCLEO

Atividades Permanentes

·       Observatório Baiano sobre Substâncias Psicoativas: O CETAD Observa caracteriza-se enquanto um centro de pesquisa, produção, sistematização e divulgação de conhecimentos sobre as substâncias psicoativas, seus usos e fenômenos associados, facilitando e democratizando o acesso a essas informações através de um portal na Internet, denominado Observatório Baiano sobre Substâncias Psicoativas. Tem como missão a constituição de um espaço permanente de discussão que seja capaz de disponibilizar de modo sistemático e crítico os diversos tipos de informações relacionados ao consumo de substâncias psicoativas (SPAs) no âmbito do Estado da Bahia, tendo a democratização da informação como um de seus princípios fundamentais.

·      Ações Comunitárias: Trata-se de um dispositivo que tem como objetivo oferecer um espaço de reflexão sobre o uso de SPA enquanto fenômeno da sociedade na atualidade. Atua na perspectiva de atender:

  • Demanda Espontânea: voltado para instituições e pessoas que procuram o Centro para obterem informações sobre questões relacionadas ao consumo e consumidores de substâncias psicoativas, assim como solicitações de diversas ordens: participação em feiras de saúde, palestras, material informativo..
  • Oferta Programada: elaboração de propostas/projetos de cunho social e educativo com vistas a contribuir para ações relacionadas com a prevenção do consumo prejudicial de substâncias psicoativas. Essas ações estão voltadas para instituições públicas, privadas, filantrópicas e ONGs, além de profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social e representante de comunidades.

·         Capacitação e Oficinas nos CAPS:

Trata-se de um trabalho de Cooperação em Educação Permanente entre a Coordenadoria de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador e o CETAD, desenvolvendo os se3guintes projetos:

  • Ciranda de Cuidados: Grupo breve e focal, abordando o cuidado do trabalhador de Saúde Mental nos CAPS do município de Salvador;
  • Curso de Manejo de Grupo: treinamento oferecido para os diversos profissionais dos CAPS do município de Salvador.