NÚCLEO DE ENSINO E PESQUISA

A proposta do Núcleo de Ensino e Pesquisa é formar estudantes de graduação, de pós-graduação e profissionais dos diversos segmentos da sociedade no entendimento das questões relacionadas ao consumo de álcool e drogas. Trata-se, não só da informação ou transmissão de conhecimento específico desta área, mas, também, de estimular uma posição crítica em relação ao tema e a construção de novas respostas diante das questões relacionadas.

A complexidade e transversalidade do fenômeno das dependências nos desafiam a romper com leituras predeterminadas e práticas standards e nos afastar do reducionismo proposto pelo senso comum e estimulado pelos poderes midiáticos. Priorizando o entrelaçamento entre teoria e prática, a proposta do Centro de Estudo e Terapia do abuso de Drogas – CETAD – aponta para a necessidade do diálogo entre diferentes saberes e para a necessidade de um novo entrelaçamento que não se sustenta na oposição nem na sobreposição, muito menos na complementariedade entre estes saberes. Trata-se de uma proposta transdisciplinar que se renova constantemente e que, ao mesmo tempo em que abre possibilidade de novas leituras do mundo, se deixa interrogar pelos movimentos da atualidade.

Os diversos programas e as diversas atividades ofertadas pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa, cada uma na sua especificidade, se propõem a desconstruir tabus e conceitos prévios sobre o fenômeno das dependências e ampliar a concepção da questão nas suas diferentes perspectivas – políticas, econômicas, sociais, culturais, psíquicas, biológicas, dentre outras.

Na dimensão clínica, trata-se de instrumentalizar os estudantes e profissionais, desenvolvendo recursos que possibilitem o acolhimento, o diagnóstico clínico e situacional, e o discernimento sobre o encaminhamento adequado de cada usuário e/ou familiar. Alguns estudantes e profissionais estarão aptos para a intervenção propriamente dita e outros terão a possibilidade de identificar os elementos necessários para fazer o encaminhamento para profissionais e serviços competentes, desenvolvendo assim a construção permanente da rede de atenção integral aos usuários de álcool e outras drogas e seus familiares.

Em relação à pesquisa, cabe ao Núcleo acolher e estimular novas propostas de pesquisa, tanto dos estudantes como dos técnicos do serviço, avaliando e/ou proporcionando a sua viabilidade.

Todos os programas e serviços do Núcleo de Ensino e Pesquisa oferecem supervisores ou preceptores que acompanharão o percurso teórico e prático de cada estudante ou profissional vinculado ao Cetad/Ufba, inclusive a formatação de um trabalho final – relatório, relato de caso, artigo, dentre outros – obrigatório na conclusão deste percurso.

Programas e atividades desenvolvidas:

- Estágio curricular – estudantes da Ufba e de faculdades com convênio de cooperação técnica com a Ufba.

- Estágio observacional – estudantes e profissionais visitantes.

- Campo de prática da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde – Ufba/Hupes.

- Residência psiquiátrica.

- Cursos de capacitação e atualização – profissionais de diversas áreas de atuação interessados nas questões relacionadas ao consumo de álcool e outras drogas.

- Curso “A clínica das dependências” – todos os estudantes e/ou profissionais que participam dos programas de estágio de psicologia e residência multiprofissional.

- Pós-graduação – profissionais da área de saúde da Bahia e de outros estados.

- Biblioteca.