OBSERVATÓRIO BAIANO SOBRE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS

CETAD Observa

A percepção de cegos e cegas diante das drogas

OBJETIVO: Compreender a percepção de mulheres e homens cegos sobre as drogas, comparando semelhanças e diferenças. 

MÉTODOS: Estudo descritivo, qualitativo, realizado em uma associação de cegos, em Fortaleza-CE, entre outubro de 2006 e março de 2007. A coleta de dados utilizou a entrevista com questão norteadora. A amostra foi limitada por saturação com cinco mulheres e sete homens. Adotou-se o método de Análise de Conteúdo, obtendo-se três temas. 

RESULTADOS: Os temas - O que sei - definem o que é droga e abrangência desta problemática; O que vivi - relatam repercussão das experiências pessoais e familiares com o uso das drogas; e O que penso sobre a prevenção - opinam sobre estratégias de prevenção. 

CONCLUSÕES: A problemática é entendida como agravante à saúde pública, afetando a sociedade e a vida do usuário. As influências de familiares, amigos e mídia aproximam às drogas ou não, reforçando a pertinência da promoção da saúde e prevenção entre os cegos.

Referências para citação: CEZARIO, Kariane Gomes and MARIANO, Monaliza Ribeiro. A percepção de cegos e cegas diante das drogas. Acta paul. enferm. [online]. 2009, vol.22, n.4, pp. 404-411. ISSN 0103-2100.

Obs.: Material linkado com o banco de dados do Scielo

 

Arquivo Publicações: 
Assunto: 
Drogas e deficiência visual
Autor(a):: 
CEZARIO, Kariane Gomes and MARIANO, Monaliza Ribeiro.
Palavras Chaves: 
Portadores de deficiência visual; Transtornos relacionados ao uso de substâncias; Comportamento