OBJETIVO: Analisar a confiabilidade de um questionário auto-aplicável sobre o uso e abuso de substâncias entre adolescentes escolares.
MÉTODOS: Foram realizados dois estudos transversais para teste e re-teste do questionário em amostra representativa de alunos de ambos os sexos, de 11 a 19 anos, de escolas públicas e privadas (do curso fundamental e médio) de Salvador, BA, em 2006. Foram aplicados 591 questionários na primeira aplicação e 467 na segunda. Foram calculados a estatística descritiva, o índice kappa, alfa de Cronbach e correlação intraclasse.
RESULTADOS: A prevalência do uso/abuso das substâncias foi semelhante em ambas as avaliações. Para as variáveis sociodemográficas o índice kappa indicou concordância "moderada" a "quase perfeita" e a análise do alfa de Cronbach e correlação intraclasse indicaram consistência "satisfatória". A idade de experimentação das substâncias psicoativas (tabaco, álcool e maconha) e idade dos estudantes foram semelhantes nas duas avaliações. A idade de iniciação do consumo e padrões de uso foram considerados indicadores confiáveis.
CONCLUSÕES: A confiabilidade do questionário foi satisfatória para a população estudada.
Referências para citação: MACHADO NETO, Adelmo de Souza et al. Reliability of a questionnaire on substance use among adolescent students, Brazil. Rev. Saúde Pública [online]. 2010, vol.44, n.5, pp. 830-839. ISSN 0034-8910