GÊNERO E DROGAS - Contribuições para uma atenção integral à saúde

Esta publicação é resultado de um processo coletivo de reflexão e produção sobre os temas de gênero e usos de drogas e tem como objetivo contribuir para promoção da integralidade na atenção às pessoas que usam álcool e outras drogas, no contexto do Sistema Único de Saúde brasileiro. É um material que oferece textos e atividades práticas sobre distintos temas relacionados à atenção integral à saúde das pessoas que usam drogas, como uma forma de preparar para a adoção de um olhar de gênero sobre a questão. Ajuda a reconhecer especificidades de gênero que marcam as relações das pessoas com as drogas, assim como a compreender e transformar as práticas em saúde relacionadas e orientadas pelas construções de gênero. Nosso foco último é a visibilização das questões de gênero relacionadas à socialização dos homens, fundadas em práticas e valores que ampliam a vulnerabilidade dessa população frente à infecção pelo HIV/Aids e outras doenças de transmissão sanguínea e sexual, à violência (como agentes ou vítimas) e às relações problemáticas com distintas drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas.

Referências para citação: Gênero e drogas: contribuições para uma atenção integral à saúde/ Maristela Moraes, Ricardo Castro, Dênis Petuco (Org.). Recife: Instituto PAPAI, 2011. (Série Homens e Políticas Públicas).

Obs.: Material linkado da Universidade Autonoma de Barcelona.

Drogas e clínica
MORAES, M.; CASTRO, R.; PETUCO, D.
Política – Democracia – Movimentos sociais. Gênero – Sexualidade – Raça – Idade. Drogas