O uso de drogas é um fenômeno bastante antigo na história da humanidade e constitui um grave problema de saúde pública com sérias conseqüências pessoais e sociais no futuro dos jovens e de toda a sociedade. Assim como no Brasil, a maconha é a droga ilícita mais usada em todo mundo. Esse problema tem preocupado a sociedade e sugerido a construção de inúmeros métodos de combate à dependência química tais como grupos de auto-ajuda, psicoterapia, medicamentos, tratamentos ambulatoriais, internações, atendimento a família. Para alguns autores, a implicação mais importante de suas pesquisas foi a descoberta da necessidade de, inicialmente, acessar a motivação para a mudança do cliente e só então, adequar as intervenções terapêuticas ao estado motivacional do mesmo. Há uma tendência humana para ignorar os problemas, antes de reconhecer os caminhos que podem levar à resolução dos mesmos, sendo, desta forma creditada à motivação a força propulsora que move os indivíduos a um objetivo específico. Nesse contexto surgiu o Modelo Transteórico de Prochaska e DiClemente? (1982) como importante contribuição para a compreensão dos fenômenos motivacionais em pacientes com comportamentos aditivos. O modelo descreve como prontidão para a mudança os estágios nos quais o indivíduo transita. Este modelo está fundamentado na premissa de que a mudança comportamental acontece ao longo de um processo, no qual as pessoas têm diversos níveis de motivação de prontidão para mudar. O presente estudo visa avaliar se houve mudança no consumo de maconha e outras drogas e nos estágios de motivação de adolescentes após, aproximadamente, 3 anos da participação em um programa de avaliação e intervenção motivacional. Esta dissertação compreende dois estudos: uma revisão de literatura e um estudo empírico. No primeiro estudo realizou-se uma revisão de artigos atuais sobre a técnica da Entrevista Motivacional em adolescentes usuários de maconha através de buscas nas bases de dados Medline, Scielo, Psycinfo e EBSCO entre o período de 2004 a 2008. Os descritores utilizados foram Motivational Interview, Motivational Enhancement Therapy, Readiness to Change, Adolescentes, Marijuana, Cannabis and Drugs Use. Os descritores nas bases de língua portuguesa foram: Entrevista Motivacional, Intervenção Motivacional, Prontidão para Mudança, Adolescentes, Maconha e Drogas Psicoativas. Encontrou-se na literatura pesquisas, em sua maioria de língua inglesa, descrevendo os aspectos teóricos da Entrevista Motivacional, estudos de viabilidade e custo benefício da entrevista motivacional e estudos de impacto e efetividade da intervenção motivacional com adolescentes usuários de maconha. Os dados obtidos com os diferentes tipos de estudo, sugerem que a Entrevista Motivacional traz benefícios importantes relacionados à conscientização acerca do problema de usar drogas, na diminuição dos padrões de uso de substância, na redução dos dias de uso por mês assim como de sintomas relacionados à dependência de maconha. O estudo empírico objetivou avaliar se houve mudança no consumo de maconha e outras drogas e mudanças nos estágios motivacionais de adolescentes após aproximadamente 3 anos da participação em um programa de avaliação e intervenção motivacional. Foram utilizados 5 instrumentos nesse estudo: ficha de dados sócio-demográficos, Entrevista clínica semi-estruturada, elaborada segundo critérios do DSM-IV-tr (2002) para diagnóstico de Transtornos Disruptivos, URICA - University of Rhode Island Change Assessment - para medir o estágio motivacional e Inventários de Ansiedade e de Depressão de Beck - BAI e BDI. A amostra foi constituída por 30 sujeitos com idades entre 16 e 22 anos, com escolaridade mínima da 5 série do ensino fundamental, de uma população total de 102 adolescentes encaminhados pela justiça por ato infracional de uso de maconha para um serviço de atendimento especializado. Foi um estudo quantitativo, do tipo longitudinal, sendo 13 avaliado e comparado o grupo de adolescentes. A avaliação foi realizada em dois momentos distintos (antes e depois): Avaliação Inicial (AI) realizado durante o programa de atendimento e intervenção, e Avaliação Final (AF) aproximadamente 3 anos após a avaliação inicial. Os participantes da AF (n= 30) foram divididos em 2 grupos: os que terminaram (n=9) o programa de avaliação e intervenção inicial (aderiu) e os que abandonaram (n=21) o programa de avaliação e intervenção inicial (não aderiu). Os achados mostraram, na comparação entre AI e AF, que 50% dos adolescentes não utiliza mais a maconha atualmente. Não houve correlação significativa entre os estágios nos diferentes momentos de avaliação, embora exista uma importante tendência relacionada ao aumento do escore do estágio "Ação" na AF (p= 0,006). Na análise de interação entre AI e AF e grupos (aderiu e não aderiu) pode-se constatar diferenças significativas no que se refere aos estágios da contemplação (p= 0,004), Ação (p= 0,005) e manutenção (p= 0,001). Este estudo conclui que existiram importantes mudanças nos estágios motivacionais da Pré-Contemplação, Contemplação, Ação e Manutenção apontando para a importância de programas de atendimentos e suas repercussões à longo prazo na mudança do comportamento dos adolescentes usuários de maconha e outras drogas.
Referências para citação: ZAMBOM, Luís Fernando. A motivação para a mudança em adolescentes usuários de maconha : um estudo longitudinal. Disertação de Mestrado. 72 f. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2009
Obs.: Material linkado com o banco de tese e disertação da PUCRS