Adolescentes, Drogas e Aids - Avaliando a Prevenção e Levantando Necessidades

O objeto deste estudo é a prevenção relacionada ao uso de drogas e dirigida aos adolescentes. Seu objetivo é avaliar políticas públicas na área. Particularmente, analisa-se um projeto de prevenção realizado nas escolas públicas do Estado de São Paulo de 91 a 94 - o Projeto Escola é Vida. Essa análise foi desenvolvida a partir de considerações sobre: a diversidade e complexidade das relações dos indivíduos com as drogas no mundo contemporâneo; e os processos de socialização dos adolescentes, sempre historicamente determinados. As considerações teóricas propõem que, para que a prevenção seja adequada, ela deve considerar a complementaridade entre duas abordagens sociológicas. Uma que se aproxima do problema da relação dos indivíduos com as drogas a partir das interações sociais que acontecem no âmbito microssocial. E outra, que coloca em evidência o peso dos fatores econômicos ou macrossociais na determinação de uma relação prejudicial dos indivíduos com as drogas. As categorias analisadas por referência à prevenção são: objetivos da prevenção; concepções sobre drogas e adolescentes; AIDS como um possível prejuízo ao nível do processo saúde?doença. A análise dessas categorias foi feita a partir dos depoimentos de: supervisores do projeto, professores treinados pelo projeto; escolares que participaram de atividades do projeto e escolares de escolas que não participaram do projeto. No sentido de trazer para o campo da prevenção, alguns elementos da realidade concreta, levantou-se as características dos adolescentes que adquiriram AIDS pelo uso de drogas injetáveis com objetivo de apreender: elementos sócio-culturais referentes à prática do uso de drogas; situações de transmissão do HIV; e suas propostas em relação à prevenção. Por fim, apresenta-se conclusões que têm implicações para as políticas públicas de prevenção na área de drogas e AIDS junto ao grupo de adolescentes.

Referências para citação: SOARES, Cassia Baldini. Adolescentes, Drogas e Aids - Avaliando a Prevenção e Levantando Necessidades. 1997. 284 f. Tese (Doutorado) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997

Obs.: Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital da Universidade de São Paulo.

Drogas e adolescentes
SOARES, Cassia Baldini.
uso de substâncias psicoativas, discurso dominante, prevenção, adolescentes, contemporaneidade