Avaliação das redes sociais da escola: uma estratégia de prevenção do uso de drogas

A escola precisa sentir-se protegida para poder proteger os alunos do risco do envolvimento com drogas. Por sua vez, esta proteção da escola depende de suas redes de apoio junto às famílias e à comunidade. A pesquisa realizada apresenta subsídios teórico-metodológicos para a prevenção do uso de drogas no contexto da escola, seguindo a Política Nacional sobre Drogas que destaca a construção de redes sociais como estratégia para a melhoria das condições de vida e promoção da saúde. Uma intervenção em rede tem a proposta de levar a comunidade a assumir a responsabilidade pelo gerenciamento dos seus recursos e pela solução dos seus problemas, adotando-se uma perspectiva de diagnóstico sistêmico relacional e contextualizado. A proposta metodológica deste estudo é de natureza qualitativa e participante com entrevistas semiestruturadas, grupos reflexivos e observação participante realizadas em uma escola pública de Goiânia/GO. Participaram da pesquisa, representantes de todos os segmentos da comunidade escolar. Num primeiro nível de análise, apresenta-se uma proposta metodológica para o mapeamento das redes sociais da escola que consiste em um trabalho individual e coletivo, envolvendo alunos, professores, funcionários e famílias num processo crítico e reflexivo sobre a realidade das parcerias existentes no contexto escolar. Este estudo mostrou que a metodologia de mapeamento das redes sociais além de promover uma consciência sobre a constelação social da escola é também uma estratégia mobilizadora e integradora da rede interna da instituição. Num segundo nível são apresentados os resultados procedentes do mapeamento que informam o estado da rede social da escola. Foi adotada a hermenêutica de profundidade para analisar os resultados das informações verbais nos grupos reflexivos apresentados na forma de um capítulo que revela o retrato das contradições da escola pública brasileira, a partir da avaliação da rede social de uma escola goiana. Conclui-se, portanto, que a proposta construída de avaliação das redes sociais da escola, é uma estratégia que viabiliza a sua ampliação junto às famílias, às instituições de saúde, assistência e segurança e comunidade para uma efetiva prevenção do uso de drogas.

Referências para citação: VASCONCELOS, M. L., Brasília/DF, Avaliação das redes socias da escola : uma estratégia de prevenção do uso de drogas. Dissertação de Mestrado. Universidade de Brasília. Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura. UNB, 2008.

Obs.: Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UNB

Drogas e estudantes
VASCONCELOS, Mackill Lima
prevenção do uso de drogas, redes, escola