Trata-se de um estudo qualitativo que teve por objetivo descrever e compreender, a partir de depoimentos pessoais, a religiosidade vivenciada no contexto da recuperação de jovens em tratamento da dependência química. Foram feitas 4 entrevistas, estas posteriormente foram escritas em forma de 4 narrativas e analisadas segundo o método fenomenológico. Os resultados encontrados permitem concluir que a fé religiosa vivenciada na recuperação de dependentes químicos foi importante na medida em que proporcionou esperança e ânimo para que os participantes deste estudo buscassem sua autonomia perante a drogadicção, sendo que em 3 entrevistas, a religiosidade possibilitou um sentido para a vida, uma nova forma de ver a si mesmo e o mundo.
Referências para citação: LUZ, M. M. C. A Religiosidade Vivenciada na Recuperação de Dependentes Químicos. 2007. 103f. Dissertação (Mestrado em Psicologia como Ciência e Profissão) Pontifícia Universidade Católica de Campinas, São Paulo.
Obs.: Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital PUC-CAMPINAS.