OBSERVATÓRIO BAIANO SOBRE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS

CETAD Observa

Prevenção ao abuso de drogas na pratica pedagogia dos professores do ensino fundamental

Levantamentos epidemiológicos realizados nos últimos anos comprovam a presença de drogas psicotrópicas nas escolas, assim como, a existência do abuso dessas substâncias entre alunos. Pesquisas apontam para revisões necessárias na formação de educadores, no que tange a práticas de ação preventiva, especialmente, quanto ao consumo de drogas. No Brasil, as investigações em práticas pedagógicas de professores são escassas. O presente estudo, uma pesquisa de campo, de natureza exploratória, teve como objetivo investigar se as atuais práticas docentes em educação preventiva estão coerentes à demanda do abuso de drogas entre estudantes, se não, buscar alternativas para novas práticas preventivas concebidas e organizadas nas condições do contexto existente. Foi realizada uma intervenção pedagógica, denominada Encontro Pedagógico em Prevenção ao Abuso de Drogas na Escola, na Secretaria Municipal de Educação (SME), de uma cidade do Estado de São Paulo, com duração total de trinta horas, em dez encontros diários, durante duas semanas. Participaram da amostra vinte e três professoras do ensino fundamental, em dois grupos de estudo, manhã e tarde. O processo de investigação estruturou-se à luz do paradigma dialético, segundo os seguintes princípios:

  • a) a prática concreta como ponto de partida (tese),
  • b) a compreensão da prática para sua superação (antítese),
  • c) a elaboração de práticas concebidas, organizadas e recriadas em novas condições, como ponto de chegada (síntese).

Para registro de dados foram utilizados questionários abertos, observações e depoimentos. Os dados foram analisados qualitativamente, sendo considerados os procedimentos do Método Dialético e da Análise de Conteúdo. Os resultados encontrados na pesquisa constataram que as inconsistentes propostas apresentadas no primeiro momento da intervenção foram se redefinindo cada vez mais, até a formulação de novas alternativas para resolverem situações concretas. É importante enfatizar que uma visão sincrética ascendeu ao nível de síntese, e que essa passagem qualitativa deu-se pela incorporação de referenciais teóricos e práticos necessários ao equacionamento dos problemas detectados na prática atual das professoras. Alguns resultados interessantes emergiram. No Questionário 1, a divulgação de informações de cunho alarmista foi a solução para a questão da droga; a análise dos resultados no Questionário 2 mostrou não existir registro nesta categoria de resposta. Assim, ao serem comparadas as práticas descritas inicialmente com as propostas de práticas pedagógicas ao final do Encontro foi percebido um salto qualitativo, que se evidenciou em termos de conhecimentos articulados sobre prevenção. Espera-se que os resultados obtidos possam abrir novas perspectivas para a educação preventiva. Embora a intervenção realizada tenha sido de curta duração, acredita-se que resultados encorajadores foram alcançados. Nesse sentido, é essencial que professores recebam formação nessa área para que possam promover a prevenção ao abuso de drogas nas escolas.

Referências para citação: FONSECA, M. S. Prevenção ao abuso de drogas na pratica pedagogica dos professores do ensino fundamental. 2006. 192f. (Tese de Doutorado), Universidade Estadual de Campinas, São Paulo.

Obs.: Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Biblioteca Digital UNICAMP

Arquivo Publicações: 
Assunto: 
Drogas e estudantes
Autor(a):: 
FONSECA, Marília Saldanha da
Palavras Chaves: 
educação, formação de professores, drogas, abuso, prevenção, escolas, ensino fundamental