O uso, o abuso e a dependência de drogas: da teoria a prática num serviço universitário no Brasil

Esta tese representa a experiência de instalação de um núcleo de atenção integral e integrada ao usuário de drogas em um Serviço Universitário no Brasil. Apresenta uma revisão nos conceitos básicos, a compreensão do fenômeno de dependência a drogas, o histórico e modalidades socioculturais da utilização, abrangendo estudo cuidadoso das complicações c1ínicas relacionadas ao uso da droga. Relata a experiência, desde a criação do projeto até a sua implantação em área universitária, situação considerada pelo autor como ideal para seu funcionamento. Elabora o perfil dos demandantes e sua trajetória pelos Setores de Métodos Estatísticos e Quantitativos e de Atenção Secundária, bem como uma abertura à comunidade, no Setor de Atenção Primária. É um enfoque médico-psiquiátrico do tema e constitui subsídio para profissionais de outras áreas c1ínicas. O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Uso de Drogas (NEPAD) pode ser considerado um incentivo para a abertura de outros núcleos a serem implantados no Brasil, respeitando-se as especificidades regionais, de acordo com os critérios da Lei 6368/76 sobre entorpecentes.

Referências para citação: SEIBEL, Sérgio Dario. O uso, o abuso e a dependencia de drogas : da teoria a prática num serviço universitario. 1995, 227f. Tese (Doutorado em Ciências Médicas), Universidade Estadual de Campinas, São Paulo

Obs.: Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Biblioteca Digital UNICAMP

Drogas e estudantes universitários
SEIBEL, Sérgio Dario