Álcool e Drogas: Um Problema Vivido por Adolescentes Usuários em um Município no Sudoeste da Bahia

O presente estudo aborda sobre o problema de adolescentes usuários de drogas de um município do sudoeste da Bahia, analisando as consequências e causas que levam os adolescentes a serem usuários de drogas. Nota-se que o período da adolescência é fundamental para o desenvolvimento humano, em que acontece uma busca pela idade adulta, pois há o abandono das características físicas e identidade infantis, desenvolvimento de sua autonomia, aderindo formas mais independentes dos seus progenitores, com acentuada procura pela identidade própria, nesta fase os questionamentos são muito presentes e é comum que o adolescente siga um caminho levado pelas más influências, como o das drogas. Neste sentido a assistência a este público é necessária e deve ser constante já que, há carência de atendimento para esta população especial, além da necessidade de novos estudos nesse âmbito. Observa-se que embora 65,6% destaquem, que na escola deles há preocupação com jovens que usam drogas, 41,4% são jovens deste ambiente que utilizam tal sustância, 96,5% já presenciaram uso de drogas licitas, e 44,8% de drogas ilícitas. Dos entrevistados 10,3% já experimentaram algum tipo de droga ilícita e 34,3% fazem uso de drogas licitas, ressaltando que, 98,2% já receberam orientação para não usar drogas. Contudo percebeu-se o quão a realidade das drogas é alarmante devido ao alto índice de usuários em idade entre 12 e 20 anos, necessitando de mais medidas de combate em prol de erradicar esse problema nas escolas.

Arquivo Publicações:
Assunto:
Drogas e adolescentes
Autor(a)::
Luana Alves Lobo, Mirella Cristina Leto Barbosa
Palavras Chaves:
Usuários de drogas, adolescentes, assistência