OBSERVATÓRIO BAIANO SOBRE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS

CETAD Observa

Atitudes dos pneumologistas brasileiros em face da dependência de nicotina: inquérito nacional

O tabagismo é uma condição médica por haver dependência de droga, devendo ser abordado por todos os profissionais de saúde como uma doença crônica. Objetivando conhecer a conduta dos pneumologistas brasileiros perante fumantes, realizamos um inquérito nacional, por meio da aplicação de um questionário via internet, enviado para 2.800 desses profissionais, com um retorno de 587 questionários (21%). Observamos que 3,2% dos respondedores não entendem o tabagismo como uma condição médica. Somente 14,7% responderam tratar o tabagismo, e 32,4% disseram encaminhar o fumante para outro colega tratá-lo. Os resultados sugerem que os pneumologistas brasileiros não têm conhecimento suficiente sobre as terapias de cessação do tabagismo.

Referências para citação: VIEGAS, Carlos Alberto de Assis; VALENTIM, Antonio Gabriel Teles; AMORAS, Jaene Andrade Pacheco and NASCIMENTO, Euler Junior Moreira. Atitudes dos pneumologistas brasileiros em face da dependência de nicotina: inquérito nacional. J. bras. pneumol. [online]. 2010, vol.36, n.2, pp. 239-242. ISSN 1806-3713

Obs.: Material linkado com o banco de dados do Scielo

Arquivo Publicações: 
Assunto: 
Drogas e clínica
Autor(a):: 
VIEGAS, Carlos Alberto de Assis; VALENTIM, Antonio Gabriel Teles; AMORAS, Jaene Andrade Pacheco and NASCIMENTO, Euler Junior Moreira.
Palavras Chaves: 
Médicos; Abandono do uso de tabaco; Tabagismo/terapia