OBSERVATÓRIO BAIANO SOBRE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS

CETAD Observa

Complicações pulmonares após uso de crack: achados na tomografia computadorizada de alta resolução do tórax

Relatamos os achados na tomografia computadorizada de alta resolução de um paciente que, após uso de cocaína fumada (crack), desenvolveu quadro de hemoptise, dispnéia e dor torácica súbitas. As radiografias de tórax mostravam consolidações predominando em lobos superiores. A tomografia de alta resolução evidenciava opacidades em vidro fosco, consolidações e nódulos do espaço aéreo. Nova tomografia de controle, após suspensão da droga e uso de corticóides, mostrou regressão parcial das lesões e aparecimento de escavações. A correlação entre os achados clínicos, laboratoriais e de imagem permitiu o diagnóstico de "pulmão de crack".

Referências para citação: MANCANO, Alexandre et al. Complicações pulmonares após uso de crack: achados na tomografia computadorizada de alta resolução do tórax. J. bras. pneumol. [online]. 2008, vol.34, n.5, pp. 323-327. ISSN 1806-3713.

Obs.: Material linkado com o banco de dados do Scielo

Arquivo Publicações: 
Assunto: 
Drogas e saúde
Autor(a):: 
MANCANO, Alexandre et al.
Palavras Chaves: 
Cocaína crack/efeitos adversos; Transtornos relacionados ao uso de cocaína; Tomografia computadorizada por raios X; Drogas ilícitas/efeitos adversos; Pulmão/efeitos de drogas