Consciência como prática educativa na prevenção do uso de drogas: experiências docentes em um colégio público

Este estudo mapeou as práticas educativas preventivas do uso de drogas, realizadas por professores, do ensino médio, do colégio público X, importando identificar desde o comprometimento dos educadores até a percepção de prevenção destes, ressaltando a visão que possuem da prevenção do uso de drogas, os indicadores do problema no ambiente escolar, as ações que desenvolvem em sala de aula e o entendimento dos pesquisados acerca do despertamento e desenvolvimento da consciência para prevenção. Foi realizado um estudo de caso descritivo com análise qualitativa. Foram aplicados dois questionários, um misto e outro aberto, com os docentes do colégio X e interpretados, principalmente, à luz de teóricos das áreas de educação e saúde. A temática abordada “práticas educativas de prevenção ao uso de drogas psicotrópicas”, na educação de nível médio, não é facilmente encontrada na literatura em geral, o que revela a premência de tratamento, pois se tem atribuído à presença das drogas, no ambiente escolar, o surgimento de diversos problemas. Constatou-se que a prevenção de drogas no colégio X acontece de forma incipiente, sufocada pelo sentimento de medo de professores e alunos. Os múltiplos sentidos atribuídos às drogas são ignorados e as atividades desenvolvidas, por poucos professores, negligenciam a biografia diversa e complexa dos estudantes. Urge, portanto, a instauração de práticas preventivas significativas, capazes de promover, fomentar e favorecer o encontro do ser humano aprendiz com ele mesmo, partindo do seu interior para o exterior, através do despertamento e desenvolvimento da sua consciência.

Práticas Educativas Preventivas ao Uso de Drogas
Sueli Abreu Guimarães