Curso de prevenção ao uso de drogas: descrição e avaliação de satisfação

Diante do cenário de uso de substâncias por crianças e adolescentes, é relevante implementar ações de prevenção no ambiente escolar. Dentre elas, cita-se a utilização de cursos online para capacitar os diversos atores que podem ser protagonistas das atividades propostas. O presente estudo apresentou e avaliou o Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas. Participaram 4.960 educadores de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná e foram investigadas as características sociodemográficas destes, além da avaliação de aspectos de satisfação com o curso e sobre o acesso às ferramentas virtuais de aprendizagem. O perfil dos participantes foi composto predominantemente por mulheres (85,8%) com pós-graduação (64,8%) e 35,2% afirmaram possuir contato com a temática álcool e drogas no contexto escolar. A maioria dos participantes aprovou o curso (98,1%), indicando que o método de ensino e estratégias utilizados se mostraram adequados ao público capacitado.

Referências para citação: MONTEIRO, Érika PizzioloGOMIDE, Henrique PintoSILVEIRA, Pollyanna Santos da  and  RONZANI, Telmo Mota. Curso de prevenção ao uso de drogas: Descrição e avaliação de satisfação. Estud. psicol. (Natal)[online]. 2016, vol.21, n.3, pp.328-336. ISSN 1678-4669.  http://dx.doi.org/10.5935/1678-4669.20160031.

Obs.: material linkado com o banco de dados Scielo.

Drogas e clínica
MONTEIRO, Érika Pizziolo; GOMIDE, Henrique Pinto; SILVEIRA, Pollyanna Santos da and RONZANI, Telmo Mota.
prevenção do abuso de drogas; educação à distância; avaliação de programa