Experimentação de substâncias psicoativas por estudantes de escolas públicas

OBJETIVO

Analisar a prevalência de exposição a substâncias psicoativas em estudantes do ensino básico de escolas públicas e sua associação com características sociodemográficas.

MÉTODOS

Trata-se de um inquérito transversal realizado de março a setembro de 2015, envolvendo 1.009 alunos do ensino fundamental e médio em 20 escolas públicas de Aracaju, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro. Os dados foram compilados por meio de questionários aplicados anteriormente em estudos nacionais do Centro Brasileiro de Drogas Psicotrópicas. As variáveis foram dicotomizadas para posterior regressão logística com aplicação do teste Qui-quadrado para analisar associações entre a experimentação de substâncias psicoativas e outras variáveis sociodemográficas, e calculada a razão de chances e seus intervalos de confiança. O nível de significância adotado foi de 5%.

RESULTADOS

Identificamos que 69,6% dos estudantes têm experimentado álcool e 12,4% cigarro. A idade dos alunos (≥ 15 anos) mostrou associação significativa com a experimentação de álcool (p < 0,001) e cigarros (p = 0,02), atuando como fator de risco em ambos os casos (OR = 2,34 e 1,78, respectivamente), mas atuando como fator de proteção para o uso de inalantes (p = 0,03 e OR = 0,58) e remédios para emagrecer (p = 0,006 e OR = 0,44). A prática religiosa apresentou associação significativa com a experimentação de álcool (p = 0,01), funcionando como um fator de proteção (OR = 0,56).

CONCLUSÕES

Conclui-se que a substância psicoativa mais experimentada pelos estudantes foi o álcool, seguida do cigarro, e que a chance de experimentação aumenta a partir dos 15 anos. A prática religiosa, por sua vez, atua como fator de proteção à experimentação do álcool.

Obs.: Material linkado com a Revista de Saúde Pública

Drogas e estudantes
Maria Eliane de Andrade; Igor Henrique Farias Santos; Antônio Araújo Menezes de Souza; Aliane Caroline Santos Silva; Tatiane dos Santos Leite; Cristiane Costa da Cunha Oliveira; Ricardo Luiz Cavalcanti de Albuquerque
Adolescente; Estudos Transversais; Fatores de Risco; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias, epidemiologia