OBSERVATÓRIO BAIANO SOBRE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS

CETAD Observa

Filhos Dependentes e Pais Penalizados: Fenomenologia da Drogadição em Cocaína

O presente trabalho pretendeu alcançar dois objetivos: descrever alguns dos significados vivenciados na experiência da dependência química, tanto por parte dos filhos dependentes de cocaína, quanto por parte dos pais, afligidos por tal conduta de seus filhos, e verificar como esse mundo interior ou fenomenal vivenciado se traduz na vida cotidiana dos implicados. Pra isso, foi empregado o método qualitativo de base fenomenológica, pois ele facilita a exploração mais aprofundada e reflexiva dos possíveis significados da referida vivência. Participaram desse estudo: dois pais, duas mães e seus respectivos filhos dependentes. O dado de maior valor heurístico observado foi: 1º) que a experiência da dependência química, nas duas modalidades de vivencia apresentada, como dependente ou como responsável penalizado, pode gerar dois tipos de reação comportamental diferente, de caráter positivo ou negativo; 2º) que a mesma modalidade de reação é compartilhada pelos membros de ambas as famílias pesquisada.

Referências para citação: SILVA, A.L.M. Filhos Dependentes e Pais Penalizados: Fenomenologia da Drogadição em Cocaína. 2008. 129f. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Pontificia Universidade Católica de Goiás, Goiás

Obs.: Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital PUC-GOIÁS

Arquivo Publicações: 
Assunto: 
Drogas e família
Autor(a):: 
SILVA, Annelize Lisita Moreira
Palavras Chaves: 
Drogas – família – aspecto psicológico. | Dependência química. | Fenomenologia. | Cocaína – dependência – aspectos psicológicos.