O estudo O consumo do álcool entre adolescentes estudantes de escolas privadas católicas de Natal RN, 2004-2005 tem como objeto a compreensão do fenômeno do consumo do álcool que ocorre entre os adolescentes. Adota-se como lócus de pesquisa escolas privadas católicas de Natal RN, as quais atendem alunos provenientes de grupos sociais pertencentes às classes atendidas pelas escolas privadas de Natal. O público pesquisado corresponde a 87 adolescentes que responderam ao questionário misto, com perguntas abertas e fechadas. A pesquisa utiliza como procedimento a amostra intencional, a qual, pelas facilidades de acesso, privilegia indivíduos que no momento de realização da pesquisa mostram-se em condição de participar da mesma. O estudo apresenta caráter quantitativo e qualitativo. Apresenta os seguintes objetivos:
- 1 - Analisar em que circunstâncias os adolescentes fazem uso de bebidas alcoólicas;
- 2 - Identificar o conhecimento que os adolescentes têm sobre os efeitos do álcool;
- 3 - Entender o papel de atuação da instituição escola na prevenção do uso do álcool pelos adolescentes.
A análise privilegia a interpretação das respostas. No tocante à fundamentação teórico-metodológica adotam-se como referencial a Teoria do Controle Social e a Teoria do Interacionismo Simbólico. Os capítulos aqui constantes encontram-se organizados da seguinte maneira: O primeiro capitulo aborda a situação atual de consumo adolescente de drogas em geral e o enfrentamento social desta situação. O segundo capitulo apresenta aspectos socioculturais do consumo do álcool e a descrição de algumas características do público pesquisado. O terceiro capitulo enfatiza a escola e sua atuação junto aos jovens e à sociedade em geral, no sentido de prevenção e combate ao uso do álcool bem como das demais drogas.
Referências para citação: FONSECA E SILVA, Karina Bezerra da. O consumo de álcool entre os adolescentes estudantes de escolas privadas católicas de Natal-RN. Natal/RN. Dissertação de Mestrado, UFRN, 2006.