OBSERVATÓRIO BAIANO SOBRE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS

CETAD Observa

O êxtase: entre a imagem e a palavra: estabelecimento de um modelo descritivo para o estudo antropológico das manifestações extasicas

Esta pesquisa apresenta uma proposta metodológica que sugere o auxílio da imagem fotográfica para enfrentar a abordagem antropológica de certas experiências "ligadas ao sagrado"; entre elas, as do êxtase (sair de "si mesmo"), tema principal deste trabalho. Os procedimentos metodológicos sugeridos incluem o registro fotográfico das atividades do grupo abordado (uma instituição espírita e filantrópica), como intuito de valorizar a "forma de significação" do êxtase neste contexto. Incluem, ainda, a representação da "imagem simbólica" de algumas manifestações extáticas sob a forma de imagem fotográfica. A construção desta imagem foi realizada a partir do feedback do grupo abordado e das possibilidades de processamento informatizado da imagem. Esta imagem foi chamada de "imagem de síntese" e tem como objetivo propor uma "metáfora da imagem", como estratégia da descrição antropológica. Um dos resultados desta abordagem foi a possibilidade de apreciar o "lugar", em nível intrínseco, que as experiências extáticas possuem no modelo de acesso ao conhecimento presente na instituição abordada, cujas "imagens de síntese" constituíram uma forte expressão representativa.

Referências para citação: MACHADO, Murilo d'Almeida. O extase : entre a imagem e a palavra : estabelecimento de um modelo descrititvo para o estudo antropologico das manifestações extasicas. 1998. 176f. Dissertação (Mestrado em Multimeios). Universidade Estadual de Campinas, São Paulo.

Obs.: Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UNICAMP .

Arquivo Publicações: 
Assunto: 
Drogas e sociedade
Autor(a):: 
MACHADO, Murilo d'Almeida
Palavras Chaves: 
Antropologia visual. Fotografia. Religião. Espiritismo. Drogas. Informatica. Imagem fotográfica. Identidade.