OBSERVATÓRIO BAIANO SOBRE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS

CETAD Observa

O trabalho nos Centros de Atenção Psicossocial em uma capital do Nordeste: limites e desafios

As equipes de trabalho dos Centros de Atenção Psicossocial têm enfrentado diversos desafios para efetivarem as novas proposições das práticas no enfoque da reabilitação psicossocial. A pesquisa teve como objetivo conhecer como esses trabalhadores avaliam suas práticas e as novas estratégias de cuidado desenvolvidas em quatro serviços de Maceió, Alagoas. Trata-se de estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa, sendo a análise dos dados realizada sob o referencial da análise de conteúdo. Foram entrevistados 19 profissionais de nível superior de diversas categorias entre os meses de maio a agosto de 2013. A análise das falas resultou em quatro principais categorias temáticas: Limites e desafios dos serviços; Exercício da reabilitação psicossocial; Entre as ações individuais e grupais; Entre as ações institucionais e territoriais. Pôde-se concluir que existe o reconhecimento da contribuição das novas práticas no cuidado e na reabilitação dos usuários desses serviços, porém foi possível detectar fragilidade e fragmentação das atividades e sobrecarga no trabalho, resultando em estagnação dos processos de trabalho nesses serviços.

Referências para citação: Ribeiro, Mara CristinaChaves, Jéssica BazilioBarros, Alice CorreiaCorreia, Marinho da SilvaLessa, Rebeca de OliveiraTavares, Lucas NascimentoRev. baiana saúde pública; 40 (2016)(3): https://doi.org/10.22278/2318-2660.2016.v40.n3.a2098, Nov. 08-2017.

Arquivo Publicações: 
Assunto: 
Drogas e clínica
Autor(a):: 
Ribeiro, Mara Cristina; Chaves, Jéssica Bazilio; Barros, Alice Correia; Correia, Marinho da Silva; Lessa, Rebeca de Oliveira; Tavares, Lucas Nascimento
Palavras Chaves: 
saúde mental; serviços de saúde mental; trabalho; trabalhadores; desinstitucionalização