O uso de drogas entre estudantes de medicina em Tegucigalpa, Honduras

O uso de drogas em Honduras envolve 25% dos estudantes universitários. As drogas lícitas estão entre as de maior consumo, como no caso das bebidas alcoólicas, que são consumidas de forma recreacional. Este estudo objetivou identificar o uso de drogas e os fatores sócio-demográficos em uma amostra de 260 estudantes de medicina de ambos os sexos. RESULTADOS: idade média 20 anos, predominantemente mulheres, solteiras e sem filhos, religiosas e que não trabalham. A droga mais utilizada nos últimos seis meses foi o álcool de forma recreacional. Os estimulantes de consumo freqüente são a cafeína e o mate, as bebidas energizantes e coca-cola. Drogas como maconha, cocaína, valium e os indutores do sono, foram encontradas em menor proporção. As razões alegadas pelas mulheres foram aliviar o cansaço e melhorar o rendimento acadêmico. Os homens alegaram diversão e alívio da tensão psicológica. Esta pesquisa tem como propósito o desenvolvimento de programas preventivos no uso de drogas na universidade.

Referências para citação: BUCHANAN, Juana Carolina and PILLON, Sandra Cristina. Drug consumption by medical students in tegucigalpa, Honduras. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2008, vol.16, n.spe, pp. 595-600. ISSN 0104-1169

Obs.: Material linkado com o banco de dados do Scielo

Drogas e estudantes universitários
BUCHANAN, Juana Carolina and PILLON, Sandra Cristina.
estudantes de medicina; transtornos relacionados ao uso de substâncias / prevenção & controle; alcoolismo