A presente tese trata do consumo e uso nocivo de álcool e de outras drogas na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), campus Monte Alegre e procede a uma reflexão sobre essa questão, bem como dos estigmas dos alunos envolvidos. O estudo foi realizado na PUC-SP, universidade responsável pela formação acadêmica de 13.581 alunos no ano letivo de 2007. Dentre estes, foram sujeitos significativos da pesquisa 1.115 estudantes de oito (8) faculdades e vinte e dois (22) cursos de graduação, sendo utilizada a metodologia de natureza quantitativa. O objetivo geral foi conhecer e analisar a realidade atual dos alunos dos cursos de graduação da PUC-SP, no que tange às evidências empíricas do consumo e uso nocivo de álcool e de outras drogas, ou mesmo a dependência química no campus Monte Alegre. Propõe-se a aprofundar o debate sobre essa questão visando encontrar outros caminhos que apontem para uma política mais abrangente e efetiva de abordagem, atendimento biopsicossocial e educacional dos envolvidos. A temática central recai sobre o paradoxo existente entre a proposta acadêmica educacional da PUC-SP e a convivência com o consumo e uso nocivo de álcool e de outras drogas pelos seus alunos, referenciada na literatura biopsicossocial e contemporânea de autores brasileiros e estrangeiros. Este estudo revelou que o estigma social de que a PUC-SP é um antro de maconha é desprovido de comprovação científica, visto que no universo pesquisado, apenas 6% têm simpatia pelo uso de álcool e de outras drogas; 4% sentem curiosidade e 1% não tem opinião formada. A pesquisa demonstrou também que, na PUC-SP, a insuficiência de políticas adequadas ao enfrentamento do consumo e uso nocivo de álcool e de outras drogas, constitui uma questão acadêmica desafiadora.

Referências para citação: SANTANNA, Silvio Nececkaite. Os significados do consumo e uso nocivo de álcool e de outras drogas pelos alunos de graduação da PUC-SP, Campus Monte Alegre, 2005 - 2007: uma questão acadêmica desafiadora. 2008. 236 f. Tese (Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo 2008.

Drogas e estudantes universitários
SANTANNA, Silvio Nececkaite