Este trabalho examinou a percepção da Comunidade Escolar sobre o Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência na Escola – PROERD, aplicado na Escola Estadual Manoel Vitorino no ano de 2006. Foi usada a metodologia qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram constituídos pela Comunidade Escolar da Escola Estadual Manoel Vitorino, envolvida na aplicação do PROERD no ano de 2006; Policiais Militares que aplicaram o Curso; os PM que trabalham na Vigésima Sexta Companhia Independente de Polícia Militar –26ª CIPM, no serviço de Ronda Escolar e os que trabalham na Administração Central do Programa. A coleta dos dados foi realizada através de entrevistas semi-estruturadas, grupos focais e análise de documentos do PROERD. A aplicação do programa, segundo a percepção da Comunidade Escolar, é de grande valia para a prevenção as drogas e a violência no ambiente escolar. Contudo, é evidente a necessidade de se flexibilizar o PROERD, adaptando-o à realidade de cada localidade onde for aplicado. Alguns dos achados são contraditórios. Há discrepâncias entre as declarações de professores, funcionários, alunos PM da Ronda Escolar: para os dois primeiros, não há violência na escola estudada; os dois últimos afirmam o contrário. A pesquisa sinaliza a importância do PROERD acontecer nas cinco últimas séries do ensino fundamental e também no ensino médio.

Referências para citação: SOUZA FILHO, R. P., A percepção da comunidade escolar sobre o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD – Na Escola Pública Estadual Manoel Vitorino em Salvador – Bahia. Salvador/BA. Dissertação de Mestrado, Universidade Católica do Salvador - Mestrado em Políticas Sociais e Cidadania. UCSAL, 2008.

Obs.: Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital da UCSAL.

Drogas e estudantes
SOUZA FILHO, Roberto Pereira de
Droga -Violência - Programa educacional |. Droga -Violência - Comunidade escolar | Policia Militar (Salvador – BA.) – Curso – Serviço de Ronda Escolar | Políticas sociais | PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência