Perfil sociodemográfico e condição bucal de usuários de drogas em dois municípios do Estado do Paraná, Brasil

Introdução: A pesquisa das condições bucais de usuários de drogas é importante para ser conhecida esta população, cujo crescimento é ascendente no Brasil, a fim de que metas preventivas e atendimento adequado sejam traçados.

Objetivo: Identificar o perfil sociodemográfico e a condição bucal desta população, em dois municípios paranaenses.

Material e método: Foram coletados, por meio de questionário e de exame físico, dados de 100 indivíduos. Foram obtidos os seguintes valores: índice CPOD, profundidade de sondagem (PS), nível de inserção clínica (NIC), índice gengival (IG), índice de placa (IP) e sangramento à sondagem (SS). Após análise descritiva inicial, empregaram-se os testes t de Student e ANOVA one-way.

Resultado: A média da idade foi 29,12 anos. As maiores frequências foram: gênero masculino (95,5%), solteiros (69,0%), baixa escolaridade (41%) e maior consumo de drogas lícitas – tabaco (90,9%) e álcool (84,5%) –, seguidas de crack (80,9%) e maconha (77,3%). A média do CPOD foi 15,21 (DP=5,84) e quanto maior o tempo de dependência, maior este índice (p<0,05). A média da PS foi 3,55 e do NIC, 3,59. O SS ocorreu em 82,7% dos casos e a inflamação moderada, em 79,5%. Placa detectável e moderado acúmulo de placa foram identificados em 39,5% e 35,3%, respectivamente.

Conclusão: Predominaram indivíduos do gênero masculino, jovens, solteiros, com baixa escolaridade e consumidores de drogas lícitas e ilícitas, com condição bucal ruim. Sugere-se mais atenção dos profissionais da área odontológica e dos elaboradores de políticas públicas, com vistas a esta população.

Milena Binhame ALBINI, Ana Carolina Fernandes COUTO, Marcos de Mendonça INVERNICI, Marília Compagnoni MARTINS, Antonio Adilson Soares de LIMA, Marilisa Carneiro Leão GABARDO, Maria Ângela Naval MACHADO
Saúde bucal; usuários de drogas; epidemiologia.