Praticas educativas da policia militar do estado de São Paulo: o programa educacional de resistência as drogas e a violência

Este trabalho teve por finalidade verificar os interesses que levaram o Drug Abuse Resistance Education, um programa de prevenção ao uso de drogas criado nos Estados Unidos no início da década de 1980, a ser aplicado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo a partir de 1993, adotando no Brasil o nome de Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, conhecido através da sigla PROERD. Para tanto, fez-se necessário estudar as políticas de prevenção ao uso de drogas adotadas pelos dois países, bem como a legislação que permitiu à polícia militar aplicar um programa de prevenção nas escolas. As relações entre Brasil e Estados Unidos a partir de 1930 também foram pesquisadas, fazendo-se um levantamento histórico desde então, até o final do regime militar e início da redemocratização do Brasil, abordando o papel desempenhado pelas forças repressivas do Estado durante este período. A criação da Polícia Militar do Estado de São Paulo no inicio da década de 1970 também foi pesquisada, assim como as mudanças sociais que ocorreram ao longo de sua existência e que passaram a exigir alterações em seu modo de agir, requerendo a adoção do policiamento comunitário. A imagem construída pela instituição policial militar, principalmente durante o regime militar, favoreceu o seu distanciamento da comunidade e a reprovação dos seus atos pelos cidadãos, que passaram a cobrar uma polícia comprometida com a defesa da vida e da integridade, sendo o PROERD e o policiamento comunitário tentativas de resgatar o relacionamento com a sociedade, construindo uma imagem mais positiva da polícia no que se refere a uma perspectiva humanista.

Referências para citação: MACEDO, J. C. A. Práticas educativas da policia militar do estado de São Paulo : o programa educacional de resistência as drogas e a violência. 2008, 231f. Tese (Mestrado em Educação), Universidade Estadual de Campinas, São Paulo.

Obs.: Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Biblioteca Digital UNICAMP

MACEDO, Juliana de Carvalho Albrecht
Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, polícia militar, drogas, prevenção, Estados Unidos