Prevalência do uso de medicamentos para emagrecer entre universitárias

Jovens do sexo feminino são mais vulneráveis às pressões socioeconômicas e culturais associadas aos padrões estéticos, tendo-se em vista a ênfase crescente dada à magreza como aspectos associados aos ideais de beleza. Para que a perda de peso aumente, eis que surge a necessidade do uso de medicamentos inibidores do apetite. O trabalho teve como objetivo identificar e descrever o índice de prevalência do uso de medicamentos para emagrecer entre universitárias. Trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva, transversal e de natureza quantitativa.  O total de entrevistados foi de 148 alunas, compreendidas entre os cursos de Recursos Humanos, Pedagogia e Enfermagem. O uso de medicamentos para emagrecer quando as pessoas ingressam na universidade aumenta devido à necessidade do “corpo perfeito” para concorrer com outras universitárias. As usuárias necessitam desistir da ideia fixa de que o medicamento é a única forma rápida e fácil de perder peso e se conscientizarem de que o peso ideal é obtido através de exercícios físicos e uma dieta equilibrada, com reeducação alimentar.

Obs.: material linkado com a Revista Científica de Enfermagem.

Drogas e estudantes universitários
Luciana Fernandes Oliveira da Silva, Francinie Valeska Mendes da Silva, Silvia Maria Ribeiro Oyama
Obesidade, Mulher, Medicamentos.