Tráfico de drogas: uma opção entre escolhas escassas

Este trabalho procura compreender os aspectos psicossociais que permeiam a adesão de pessoas ao tráfico de drogas em seu contexto histórico e econômico-social, por meio de pesquisa realizada no ambiente carcerário, onde foram recolhidas histórias de vida de pessoas envolvidas com o tráfico. Em um ambiente socioeconômico caracterizado pela precarização das relações de trabalho, pelo desemprego e pelo apelo consumista afinados com as premissas econômicas neoliberais tem-se uma situação de exclusão social e de cidadania. Assim, o tráfico se mostra como uma atividade econômica possibilitadora de inclusão, mesmo que marginal, na ordem capitalista. Uma opção a ser feita entre escolhas limitadas.

Referências para citação: FARIA, Ana Amélia Cypreste  and  BARROS, Vanessa de Andrade. Tráfico de drogasuma opção entre escolhas escassas. Psicol. Soc. [online]. 2011, vol.23, n.3, pp.536-544. ISSN 0102-7182.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822011000300011.

Obs.: material linkado com o banco de dados Scielo.

Assunto:
Drogas e sociedade
Autor(a)::
FARIA, Ana Amélia Cypreste and BARROS, Vanessa de Andrade
Palavras Chaves:
história de vida; tráfico de drogas; trabalho marginal