Uso de drogas entre crianças e adolescentes em situação de rua: um estudo longitudinal

O objetivo geral foi investigar, transversalmente e longitudinalmente, o uso de drogas entre crianças e adolescentes em situação de rua, identificando padrões de uso e fatores de risco e proteção. No Estudo I, foram entrevistados, em instituições abertas, 216 participantes entre 10 e 18 anos. No Estudo II, um ano após a coleta inicial, foram entrevistados novamente 68 participantes. No Estudo III, foram entrevistados 10 funcionários das instituições sobre os participantes não encontrados na etapa longitudinal. Observou-se elevado uso de drogas lícitas e ilícitas. Longitudinalmente, identificou-se um aumento significativo no uso de álcool, tabaco, solventes, maconha e cocaína/crack. As variáveis “Não morar com a família”, “Passar mais de oito horas na rua” e “Estar há mais de cinco anos na rua” foram preditoras do uso de drogas ilícitas no último mês e do início de uso de crack no último ano. Subsídios para intervenção em nível primário e secundário são discutidos.

Referências para citação: NEIVA-SILVA, L. Uso de drogas entre crianças e adolescentes em situação de rua : um estudo longitudinal. 2008. 223f. Tese (Doutorado em Psicologia). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul

Uso de drogas entre crianças e adolescentes em situação de rua
NEIVA-SILVA, Lucas
drogas, crianças e adolescentes em situação de rua, longitudinal, fatores de risco, fatores de proteção