Uso de drogas ilícitas e binge drinking entre estudantes adolescentes

OBJETIVO

Estimar a prevalência do uso de drogas ilícitas e sua associação com binge drinking e fatores sociodemográficos entre estudantes adolescentes.

MÉTODOS

Estudo transversal com amostra probabilística por conglomerado, envolvendo 1.154 estudantes, de 13 a 19 anos de idade, da rede pública de ensino, no município de Olinda, PE, 2014. Foi utilizado o questionário Youth Risk Behavior Survey, validado para uso com adolescentes brasileiros. Para análise dos dados foi utilizado o teste do Qui-quadrado (≤ 0,05) e análise de regressão de Poisson, para estimar razões de prevalência, com intervalos com 95% de confiança.

RESULTADOS

O uso na vida de drogas ilícitas foi quatro vezes mais prevalente entre os estudantes que relataram o binge drinking (IC95% 3,19–5,45). Estar na faixa etária de 16 a 19 anos, ser do sexo masculino e não ter religião também foram significativamente associados ao uso de drogas ilícitas.

CONCLUSÕES

A prevalência do uso de drogas ilícitas na vida foi superior a outros estudos realizados no Brasil e esteve fortemente associado ao binge drinking. Esse fator mostrou associação com gênero, idade e religião.

Obs.: material linkado com a Revista de Saúde Pública.

Drogas e estudantes
Jakelline Cipriano dos Santos Raposo; Ana Carolina de Queiroz Costa; Paula Andréa de Melo Valença; Patrícia Maria Zarzar; Alcides da Silva Diniz; Viviane Colares; Carolina da Franca
Bebedeira, epidemiologia; Bebidas Alcoólicas; Comportamento do Adolescente; Drogas Ilícitas; Fatores de Risco; Fatores Socioeconômicos; Inquéritos e Questionários, utilização