Uso de "drogas", marcadores sociais e corporalidades: uma perspectiva comparada

Esta pesquisa pretende descrever e apreender distintas concepções e práticas do uso de "drogas". Para tanto, são descritos e analisados três grupos: ex-usuários que passam por tratamento de recuperação de "drogas", "meninos de rua" e estudantes universitários. Proponho que as diferenças entre os modos de conceber esses usos podem nos indicar caminhos para complexificar a questão das "drogas" na contemporaneidade; para o entendimento das classificações sociais e dos processos sociais envolvidos no consumo de "drogas" e na relação entre os grupos consumidores, bem como para o modo que o tema é abordado pelas ciências sociais. Temáticas essas que ganham em profundidade quando a materialidade do corpo e das "drogas" adquirem lugar nesta discussão.

Referências para citação: RUI, T. C. Uso de "drogas", marcadores sociais e corporalidades: uma perspectiva comparada. 2007. Dissertação (Mestrado em Antropologia). Universidade Estadual de Campinas, São Paulo.

Obs.: Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital.

Drogas e sociedade
RUI, Taniele Cristina
Drogas utilização. | Drogas – Aspectos sociais. | Corpo. | Antropologia urbana. | Etnografia – Trabalhos de campo