Uso de outros produtos do tabaco entre escolares brasileiros

Estimar a prevalência e identificar fatores associados ao uso de outros produtos do tabaco entre escolares. Foi realizado um estudo transversal, com amostra representativa de escolares que cursaram o 9º ano do Ensino Fundamental. Foram entrevistados 109.104 estudantes, sendo que 4,8% fizeram uso de outros produtos de tabaco nos últimos 30 dias. Os fatores que aumentaram a chance de uso de outros produtos do tabaco foram: sexo masculino, dependência administrativa da escola, trabalhar, morar com mãe e/ou pai, percepção de que os pais ou responsáveis se importariam pouco caso fumasse, ter dificuldade para dormir, não ter amigos próximos, sofrer violência familiar, faltar às aulas, ter feito uso de tabaco e álcool nos últimos 30 dias, ter experimentado drogas, possuir pais ou responsáveis fumantes e ter presenciado pessoas fumando. A prevalência de consumo de outros produtos do tabaco é elevada entre estudantes brasileiros e está associada com melhores condições socioeconômicas, presença de comportamentos de risco e viver em ambiente permissível ao consumo de tabaco.

Referências para citação: HALLAL, Ana Luiza de Lima Curi et al. Uso de outros produtos do tabaco entre escolares brasileiros (PeNSE 2012). Cad. Saúde Pública [online]. 2017, vol.33, suppl.3, e00137215.  Epub Sep 21, 2017. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-311x00137215.

Obs.: material linkado com o banco de dados Scielo.

Drogas e estudantes
HALLAL, Ana Luiza de Lima Curi