O presente artigo consiste em uma pesquisa bibliográfica da literatura, baseada em artigos selecionados nas fontes eletrônicas: Scielo, Pub Med e Web of Science no período entre 1998 a 2008; nas quais foram encontrados 408 artigos e, destes, foram utilizados 60, para a discussão, juntamente com 23 livros e teses que abordam a problemática da violência e sua relação com aspectos emocionais e uso abusivo/dependência de álcool ou outras drogas, enfatizando o contexto da instituição penal. O trabalho tem por finalidade analisar a relação entre o comportamento violento e a dependência química na população carcerária. Inicia com a contextualização da violência, relacionando com aspectos emocionais, transtornos mentais e dependência química nos homens presos. Conclui-se que o uso abusivo de drogas é um importante fator de risco para a violência e pesquisas nessa área são de grande relevância, pois se considera que o comportamento agressivo pode ser modificado, porém, a punição não gera transformação se não houver investimento também nos cuidados com os demais aspectos envolvidos nas situações de violência, destacando-se aqui os emocionais.

Referêcias para citação: TAVARES, G. C. P. Violência: drogas e aspectos emocionais dos apenados do presídio de São Leopoldo. 2009. 104f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica). Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul

Obs.: Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UNISINOS.

Uso de substâncias e suas consequências no contexto dos reclusos do presídio de São Leopoldo
TAVARES, Gislaine Cristina Pereira
violência, agressividade, depressão, ansiedade, auto-estima, drogas