OBSERVATÓRIO BAIANO SOBRE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS

CETAD Observa

A utilização do mapeamento cognitivo e de histórias estruturadas para diminuir comportamentos de risco para a contaminação pelo HIV entre consumidores de cocaína injetável e de crack no Sul do Brasil

OBJETIVOS: Comparar as mudanças em conhecimento sobre AIDS e comportamentos de risco em usuários de cocaína brasileiros submetidos a uma intervenção experimental.

MÉTODO: 119 sujeitos foram aleatoriamente designados para uma intervenção padrão ou uma intervenção padrão adicionada a um "mapa cognitivo", e re-entrevistados duas e oito semanas após admissão no estudo, utilizando-se instrumentos de coleta padronizados. Os efeitos da intervenção foram examinados utilizando modelo de equações de estimação generalizadas.

RESULTADOS: Foram observados aumentos significativos no conhecimento sobre AIDS e uso de preservativos no grupo experimental, bem como modificações significativas nos subescores para risco sexual e uso de drogas. A intervenção experimental teve menos sucesso em diminuir dias de uso de cocaína quando comparada com a intervenção padrão.

CONCLUSÃO: Apesar de não serem robustos, os achados sugerem que os componentes do modelo de mapa cognitivo experimentados poderiam ser úteis em combinação com outras abordagens.

Referências para citação: PECHANSKY, F. et al. A utilização do mapeamento cognitivo e de histórias estruturadas para diminuir comportamentos de risco para a contaminação pelo HIV entre consumidores de cocaína injetável e de crack no Sul do Brasil. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2007, vol.29, n.3, pp. 233-240.

Obs.: Material linkado com o banco de dados do Scielo

Arquivo Publicações: 
Assunto: 
Drogas e saúde
Autor(a):: 
PECHANSKY, F. et al.
Palavras Chaves: 
HIV; Transtornos relacionados ao uso de substâncias; Cocaína crack/injeções; Impacto psicossocial; Estudos de intervenção